terça-feira, 31 de maio de 2011

A Gravidade e o Pecado




             Existem duas forças que nos prendem aqui na Terra. Uma é física e natural: a gravidade. Esta é uma força de atração que os corpos exercem sobre os outros. Existe entre todos os corpos com massa no Universo. Ela é responsável por prender objetos à superfície de planetas. Por isso, a força gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar. A aceleração da gravidade no nosso planeta é de aproximadamente 9,80m/s2.
            A outra é espiritual: o pecado. Este foi introduzido no mundo por Adão no paraíso. Desde então, o ser humano tem sofrido forte atração pelo pecado. Esta “força” mantém o homem preso à terra e o impede de chegar até ao céu, onde está Deus: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Rm 3.23. O pecado também atraiu a Satanás (orgulho e inveja) e a terça parte dos anjos que juntos foram lançados abaixo como numa queda em direção à terra. (Ap 12. 3-4; Jd 1.6; Ez 28.1-19).
            Segundo a história, o físico Isaac Newton teria descoberto a gravidade ao cair uma maça sobre sua cabeça quando descansava sob a sombra de uma macieira. E segundo a Bíblia, o homem descobriu o pecado quando provou do fruto proibido no Jardim do Éden.   
            Da primeira força, a gravidade, não podemos nos livrar. Mas da segunda, o pecado, podemos ser livres. A Bíblia diz que somos tentados, mas que podemos resistir às tentações. “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. I Co 10:13. Entretanto, sendo o pecado algo espiritual, temos que resistir espiritualmente. É necessário algo mais forte do que o pecado para que possamos vencê-lo.
            Para isso Jesus Cristo veio ao mundo e morreu na cruz por nós. Para nos livrar do peso dos nossos próprios pecados. O homem sozinho não pode se salvar: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” Ef 2.8-9. Pois todos nós apesar de lutarmos contra o pecado acabamos pecando. “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho". Isaías 53:6. Mas Jesus Cristo nos dá vitória sobre este mal: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1:29. "Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou (Jesus Cristo), para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo". Hebreus 9:26.
            Para que essa vitória se consume em nossas vidas devemos crer em Jesus Cristo e mais: entregar nossas vidas a Ele vivendo segundo a Sua Palavra. “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação". Hebreus 2:3. "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa". Atos 16:31.


Por André Falcão Ferreira