sábado, 31 de dezembro de 2011

Ilustre presença

            
               Há lugares que são muito vislumbrados. Alguns objetos, mesmo que às vezes minúsculos, são cobiçadíssimos. Cargos e empregos, cada vez mais disputados. Mas, se tem uma coisa que é bastante concorrida, não pelo valor intrínseco em si, mas fruto de uma sociedade cada vez mais materialista, é a presença de algumas pessoas.
            O valor ou a importância de cada um geralmente é medido pelo que este possui, por ações realizadas, por cargos ocupados ou por títulos. As três categorias podem ser cumulativas. John Rockefeller, magnata do petróleo mundial, tornou-se importante ao fundar a maior companhia petrolífera do mundo e acumular uma enorme fortuna. Martin Luther King, Billy Graham e Paulo Freire obtiveram grande admiração pela luta contra o racismo norte-americano, pela difusão em massa do Evangelho e pela revolução na educação, respectivamente. Getúlio Vargas no exercício da presidência da República foi aclamado pelo povo. Já Einstein conquistou os títulos de doutor e Nobel formulando a teoria da relatividade e tornando-se o maior físico da história.
            A presença de pessoas como as mencionadas sempre é muito valorizada. E a proximidade delas é sinônimo de status. Na campanha eleitoral de 2010 ter a imagem associada à do então presidente Lula, que encerrou o mandato com cerca de 80% de aprovação, consistia na melhor estratégia de campanha. Sua presença era altamente solicitada nos palanques e seu apoio foi decisivo para eleição da atual presidente Dilma Rousseff.  
            Segundo o relato do padre Simão de Vasconcelos, escrito em 1658, já na primeira caravela que Pedro Álvares Cabral fez voltar a Portugal com a notícia do descobrimento do Brasil, foi enviado um nativo da nova terra como prova. Chegando ao velho continente, o índio foi recebido com alegria pelo reino e introduzido na presença do Rei. E quem pode ser mais nobre do que um rei?    
            Na sociedade moderna as pessoas mais relevantes são chamadas de VIPs – Very Important Person.  Certa vez os discípulos de Jesus “começaram a discutir entre eles a respeito de qual deles seria o mais importante”. O sábio mestre, contrariando os conceitos da sociedade, aproveitou para nos dar uma primorosa lição: “o mais humilde entre vocês é que é o mais importante”. E humildade não parece ser característica dominante entre as pessoas consideradas mais importantes.
            A “mãe dos filhos de Zebedeu”, no capítulo 20 do Evangelho de Mateus, pediu a Jesus que colocasse em seu reino os dois filhos dela assentados um à sua direita e outro à sua esquerda. Porém, foi o ladrão que estava sendo crucificado ao lado de Cristo que, após reconhecer a sua condição de pecador e divindade de Jesus, ouviu as palavras alentadoras: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.
            No Antigo Testamento, a presença de Deus era restrita. O sacerdote entrava apenas uma vez por ano no “Santo dos santos”, local mais sagrado do Templo, para oferecer o sacrifício pelos seus pecados e pelos pecados do povo. Com o advento da Redenção por meio do sacrifício na cruz, a presença do Todo Poderoso passou a ser irrestrita e ilimitada. O véu que separava, no Templo, o local “Santo dos santos” dos demais foi rasgado simbolizando o fim da separação entre Deus e o homem. Agora temos o livre acesso àquele que é o mais importante sobre todos. Aquele que distingue o homem pelo seu interior e não pelo que está fora. Agora por meio de Jesus Cristo temos livre acesso a Deus que está acima de qualquer fortuna, título ou cargo. Que a presença de Deus seja a mais solicitada nas nossas vidas.
            Escrito por André Falcão e
            Publicado no Jornal O DIA de Teresina-PI em 30/12/2011

           e  Publicado no Jornal O POVO de Fortaleza-CE em 06/10/2013