quinta-feira, 5 de março de 2015

Comprovado: casamento traz mais felicidade




Uma pesquisa científica publicada recentemente revelou que as pessoas casadas tendem a ser mais felizes do que as solteiras. O estudo foi elaborado pelo Escritório Nacional de Pesquisas Econômicas dos Estados Unidos e utilizou dados de mais de trezentas mil entrevistas feitas em diversos países.
Os cientistas já sabiam que os casados tendem a ser mais felizes, porém não sabiam ainda se essa felicidade era alcançada no casamento ou se as pessoas mais felizes tinham tendência a se casar. A pesquisa, então, esclareceu essa dúvida.
Para tanto foi realizado um estudo de acompanhamento contínuo, de sorte que os pesquisadores incluíram em seus cálculos os níveis de felicidade dos entrevistados antes do casamento, para atestar o poder do matrimônio de trazer bem-estar. Ou seja, as pessoas foram entrevistadas antes de se casarem e depois de estarem casadas.
Em uma escala de zero a dez, a pesquisa mostrou que os casados alegaram um nível maior de felicidade em todas as faixas etárias, especialmente na meia-idade. Para os pesquisadores, a razão disso pode ser o papel exercido pela amizade no casamento.
Sem dúvida, a amizade é um dos fatores que justificam a maior satisfação no casamento. E a própria convivência a dois já contribui para o bem-estar, uma vez que evita os malefícios da solidão. Entretanto, convém destacar que estes aspectos ressaltam a sabedoria de Deus ao criar o casamento.
Quando Deus criou o homem e o colocou no Éden, observou que não seria bom para ele viver na solidão. Então, resolveu criar para o homem uma auxiliadora idônea. Foi aí que Deus tomou uma das costelas de Adão e criou a mulher. A esta mulher Adão chamou de Eva, e o Senhor estabeleceu que o homem deixaria seu pai e sua mãe e se apegaria à sua mulher, e seriam ambos uma só carne (Gn. 2).
Ora, isto demonstra que o matrimônio é uma instituição criada pelo próprio Deus. Como tudo que Deus cria é bom, o casamento é uma benção de Deus para o homem. E as bênçãos divinas trazem felicidade e contentamento para o ser. Dessa forma, a pesquisa apresentada só comprova o que a Bíblia já afirma. Não que o casamento seja a fonte exclusiva da felicidade, mas proporciona ainda mais ao ser humano.
A questão é que infelizmente o casamento tem sido difamado e banalizado ao longo do tempo. Principalmente o pensamento pós-moderno defende que a sagrada aliança entre o homem e a mulher é algo fracassado e ultrapassado. Nesse sentido, o matrimônio tem sido flexibilizado e relativizado. Os jovens estão sendo ensinados a não se casarem, o divórcio foi facilitado, e a lei permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isto é fruto de uma sociedade que não valoriza o compromisso e prioriza o prazer efêmero.
Tudo isto tem causado grandes males à sociedade. Para se ter uma ideia, as pesquisas demográficas apontam que os europeus estão em processo de extinção, pois a quantidade de nascimentos é bem inferior à necessária para que aquele grupo étnico continue existindo. Vale ressaltar que a união entre pessoas do mesmo sexo contribui bastante para isto, uma vez que este tipo de relacionamento não permite a procriação.
Destarte, a pesquisa apresentada demonstra que a ciência está de acordo com as sublimes verdades das sagradas escrituras. E o casamento é uma benção de Deus criada com o propósito da procriação e de proporcionar prazer e felicidade a homens e mulheres. Por isso, as pessoas se sentem ainda mais felizes quando estão casadas.

Artigo publicado no Jornal O DIA de Teresina-PI, em 06/02/2015,
e publicado no Jornal O POVO de Fortaleza-CE em 15/02/2015.

Um comentário:

  1. É importante o acesso a informações que reconheçam os valores cristãos que contribuem para o bem da sociedade. Deus é tão bom, que as bênçãos do casamento alcançam tanto a cristãos como a não-cristãos.

    ResponderExcluir